quinta-feira, 24 de abril de 2008

A utilização da informática como recurso pedagógico

A utilização da informática como recurso pedagógico

Estamos vivendo uma época de constantes mudanças, de informações rápidas em que o conhecimento chega até as pessoas de forma muito mais acelerada do que há alguns tempos atrás.
A educação passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São diversas as reestruturações, novas propostas pedagógicas, tudo para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda melhor os alunos.
E os alunos já chegam às escolas submersos pelas informações, pela tecnologia proveniente das mídias, da internet e dos games. Essas fontes são estimulantes, atrativas e educativas? Educativas? De que modo?
É possível dizer que a tecnologia auxilia na educação, porém não podemos esquecer o papel do educador nesse processo. A televisão, a internet, o computador em si, trazem muitas coisas boas, mas também, por outro lado, informações inaproveitáveis e de difícil interpretação.
O papel do educador surge neste aspecto como facilitador, mediador entre as informações e os alunos, sendo um auxílio para que eles cheguem até o conhecimento científico, ultrapassando o senso comum.

Para visualizar a matéria completa, clique aqui http://www.vivenciapedagogica.com.br/informaticarecursopedagogico

2 comentários:

Caio Bispo disse...

Ah, vocês estão tocando na ferida! hehehehe
Interessante e arrojado o tema escolhido pro blog. Eu por exemplo tenho pensado muito ultimamente sobre como utilizar o recurso da internet (recurso este que está nos permitindo debater sobre temas diversos no blogs) para fomentar discussões sobre a física. Enfim, o tema dá muito pano pra mangas.

Auxiliadora Padilha disse...

Sim, sim, Caio tem razão. O tema realmente é deveras interessante... não é que eu esteja puxando o peixe pra minha sardinha... rsrsrrs
Vcs estão de parabéns. O blog está muito rico e diversificado. Cadê o rádio nisto tudo????
bjkas
Dora